terça-feira, 2 de dezembro de 2008

TRÍPTICO "FAMILIA DIENSTMANN"


Três telas individuais. Juntas contam, através do meu olhar de artista, a história destes meus antepassados maternos, que no inicio do século passado juntaram o que podiam, mais filhos e se “esperaçararam” para o Brasil.
Herdeiro dos seus genes e determinações pintei este tríptico em homenagem a eles e a todos os Imigrantes, sejam de que nacionalidade forem, vieram para cá formar o Brasil que somos hoje.
A primeira tela, da esquerda para a direita, mostra a construção onipresente em cada casa de colono. O forno. Dali saiam o pão, as cucas, as roscas para alimentar a família e as visitas sempre bem-vindas, esperadas e vistas através das janelas decoradas com rendas manuais, fruto das tradições e habilidades que juntos vieram.
A segunda tela mostra a primeira casa construída por um Dienstmann e conservada até hoje. Em primeiro plano o fogão a lenha artesanalmente construído e sempre com fogo aceso, principalmente no inverno. Em destaque a porta principal e uma lápide funerária. A porta principal da casa, sempre aguardando visitas e a lápide a ultima e marco final de uma vida.
Na última tela os instrumentos de trabalho e transporte. Carreta, selas femininas especiais e o básico para trabalhar e tirar o sustento da terra.
Todas as imagens saíram de objetos e construções reais até hoje carinhosamente preservados por dedicados descendentes, Que todos nós, descendentes Dienstmann honremos os que nos antecederam.